De olho na gestão financeira da propriedade rural
Demonstrativo de resultados é mais uma ferramenta para o produtor saber para onde está indo em relação aos negócios
Esta ferramenta de análise de desempenho da empresa rural busca, por meio da avaliação econômica e financeira das atividades obter informações referentes ao desempenho global da empresa, permitindo, além de avaliar os resultados financeiros, correlacioná-los com o desempenho produtivo e tecnológico das atividades e, consequentemente, analisar os resultados do sistema, que é uma empresa rural.
Os principais indicadores analisados no Demonstrativo de Resultado na atividade rural são os seguintes:
Resultado Atividade. Nesta análise avaliamos o retorno financeiro da atividade analisada. O quanto as receitas da venda da produção superam os custos necessários envolvidos no processo produtivo.
Preço de Custo. É o indicador que permite analisar por quanto no mínimo a produção deveria ser vendida para cobrir os custos. Chegamos até este indicador dividindo os custos pela produção. Muito usado na estratégia comercial da empresa.
Custo em Produto. Este indicador analisa quanto no mínimo deveria ser a produção para cobrir os custos. Chegamos a ele dividindo os custos pelo preço médio do produto. Através deste indicador podemos analisar questões tecnológicas envolvidas na produção e o impacto no custo.
Custo de Oportunidade. Compreende uma avaliação de risco no uso do capital envolvido no negócio, o qual poderia ser empregado em outras atividades ou até mesmo no mercado financeiro através de aplicações. É avaliado segundo um indicador de remuneração opcional escolhido pela empresa. Na área rural, o parâmetro mais utilizado é o valor de arrendamento da região. Representa o mínimo que o empresário deseja obter pelo uso de seu capital. Neste caso, não haverá desembolso financeiro efetivo, apenas um valor utilizado como parâmetro para análise.
Custo Total. É o total dos meios de produção consumidos, a parte proporcional dos meios de produção fixos desgastados, e a avaliação do uso alternativo dos recursos utilizados, expressos em dinheiro, durante o período de produção de um bem. Portanto, se a receita total for superior ao custo total, podemos dizer que a atividade em análise corresponde ao melhor uso dos recursos disponíveis, quando comparado aos parâmetros de remuneração utilizados no cálculo dos custos de oportunidade.
Renda. A análise de renda é muito importante na atividade rural, porque em muitos casos, o resultado do negócio não pode ser medido unicamente com as entradas e saídas de dinheiro, outros itens, não monetários, podem estar envolvidos. A renda compreende a soma de todos os resultados alcançados com a atividade em análise, sendo estes resultados expressos em dinheiro ou por benefícios indiretos como mudança de inventário e privilégios Um exemplo é a atividade de pecuária, onde a ampliação do plantel, ou mesmo a mudança de categoria dos animais, podem representar um acréscimo patrimonial que não é analisado, por não representar uma entrada de dinheiro efetivamente. Devemos observar, em especial, a variação de estoques de insumos e produtos relacionados com a atividade em análise. Em relação aos privilégios, estes compõem os recursos utilizados pelo empresário para seu benefício e que não foram apurados como receitas da atividade. Como exemplo podemos citar o consumo de leite e carne pela família do produtor obtidos pela exploração da atividade de pecuária.
Avaliação de Riscos e Perspectivas: Pela característica dinâmica dos negócios agrícolas, cabe ao empresário rural, simular possíveis alterações em relação aos índices de produtividade utilizados na análise dos resultados, bem como, na possível variação dos preços dos produtos no mercado agropecuário. Cabe ao produtor, construir diferentes cenários para a sua produtividade e para os preços de seus produtos. Ao simular estes cenários o produtor deve levar em conta as informações que dispõe do mercado para avaliar as diferentes situações e dar um peso maior para aquele que tiver maior probabilidade de vir a se concretizar, exercitando desta forma a sua visão de futuro. No final, poderá avaliar os riscos e perspectivas de ganhos para a atividade em estudo.
Independente da atividade desenvolvida, todo gestor deve desenvolver habilidade para analisar financeiramente seu negócio, e, a partir das análises feitas, redirecionar suas ações na busca dos melhores resultados, transformando todo seu esforço e dedicação em lucros a serem aproveitados no crescimento do negócio e no bem-estar da família.
Kommentit