Sucessão Familiar
Método de Trabalho
Todo patrimônio tem herdeiros, mas poucos têm sucessores. Compreender a distinção sobre estes conceitos é o primeiro passo para o êxito de um programa de sucessão.
Diagnóstico
Identificamos como se estabelece a relação NEGÓCIO – FAMÍLIA – PATRIMÔNIO. A partir de consultorias individuais com os membros da família buscamos identificar como cada um entende e concebe a relação existente entre os membros familiares com os negócios e com o patrimônio, seja isto no momento atual como também no futuro.
Negócios da Empresa
Esta etapa tem por objetivo avaliar a dimensão patrimonial dos negócios familiares e as características de sua exploração. Isto se faz necessário no estabelecimento de estratégias de proteção patrimonial e gestão do patrimônio, bem como, no planejamento tributário da sucessão e da exploração das atividades.
Construção do Processo Sucessório
Esta etapa consiste no planejamento da sucessão empresarial, ou seja, está vinculado a área estratégica da empresa e busca, através da formação de novas lideranças, garantir a perpetuidade dos negócios. É a oportunidade de discutir com os herdeiros todos os pontos importantes da sua inserção na empresa. A carreira profissional dos filhos se inicia na infância através da socialização familiar e do conhecimento dos valores da família e da empresa. Nesta etapa da consultoria são definidas todas as regras para aqueles que desejarem seguir carreira na empresa.
O grande desafio do processo exitoso de sucessão familiar é migrar de uma sociedade imposta para uma sociedade construída. O grau de parentesco não é suficiente para constituir o affectio societatis que consiste na intenção dos sócios de constituírem uma sociedade.
Toda a sociedade familiar deve ser edificada sobre os alicerces da profissionalização. Não há mais espaço para amadorismo. Neste processo se destaca a conduta necessária dos gestores a frente de um negócio familiar, bem como, a definição dos processos e procedimentos necessários para prestar contas à sociedade.